AICCOPN / A nossa História

A nossa História

(...) Esta Associação é hoje a maior associação industrial do país, representando cerca de oito mil Associados. (...)

As origens desta Associação remontam a 13 de Agosto de 1892, data da constituição do Grémio dos Mestres das Quatro Artes das Construções Civis do Porto, a quem D. Carlos I concedeu alvará régio.

Vivia-se uma época assolada por graves crises de ordem social e económica. O propósito do Grémio, era dar resposta aos problemas que se faziam sentir no sector e que preocupavam as quatro artes básicas da construção - carpinteiros, estucadores, canteiros e pedreiros. Vivia-se um período de instabilidade social e económica.

A luta pelos seus interesses surtiu efeito, levando a que as restantes artes da construção aderissem ao projeto, surgindo assim, em 6 de Setembro de 1895, a Associação de Classe dos Mestres de Todas as Artes de Construções Civis do Porto. Oito anos mais tarde, dar-se-ia a fusão daquelas duas instituições, passando a designar-se Associação dos Mestres Construtores Civis do Porto - Associação de Classe.

Fruto das profundas alterações que se faziam sentir, o panorama associativo enfrentava uma turbulência constante em face do Corporativismo que se vinha a desenvolver desde os anos 30 e, perante a falta de apoio com que se deparava, a Associação dá lugar ao Grémio Regional dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas do Norte, isto em 1952, alterando após o 25 de Abril de 1974 para AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas do Norte.

Em Janeiro de 1996 a AICCOPN, que até então abrangia só os distritos localizados a norte do Rio Mondego, alarga a sua atividade a todo o território nacional, passando a contar com a sua atual designação: AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas.

A AICCOPN assume-se como a porta-voz das preocupações e interesses dos empresários do sector, desempenhando uma dupla função de lobby junto dos órgãos de decisão e de prestação de um conjunto de serviços.

Esta Associação é hoje a maior associação industrial do país, representando cerca de oito mil Associados.

Os seus mais de cem anos de história conferem-lhe uma grande dignidade e credibilidade. Os princípios que estiveram na origem da sua fundação, continuam ainda a nortear a acção dos seus dirigentes, traduzindo-se na busca do reconhecimento do valor que representa o sector da construção civil na economia global do país.

Partilhar facebook Partilhar google+ Partilhar twitter