IFIC: APOIO A PROJETOS EMPRESARIAIS INOVADORES

Foi publicada a Portaria n.º 286/2025/1, de 14 de agosto, que cria o IFIC – Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e gerido pelo Banco Português de Fomento.
O IFIC destina-se a apoiar projetos empresariais inovadores, com impacto na transição ecológica e digital, privilegiando iniciativas com elevado potencial de criação de valor e ligação ao sistema científico e tecnológico.
Linhas de apoio
- Reindustrializar – apoio financeiro a projetos que promovam a diversificação da base industrial, contribuam para o aumento da produção nacional de bens e serviços transacionáveis de alto valor acrescentado e promovam a ligação entre as empresas e o sistema científico e tecnológico.
- IA nas PME – apoio à adoção de soluções de inteligência artificial por micro, pequenas e médias empresas, com vista à otimização de processos internos, ao aumento da eficiência operacional e/ou à integração de tecnologias digitais na interação com os clientes e parceiros.
- Economia de Defesa e Segurança – reforço da base industrial e tecnológica nacional de defesa e segurança, no âmbito das aplicações de dupla utilização, apoiando projetos de investigação e desenvolvimento, investimento produtivo, internacionalização e obtenção de certificações para bens e serviços de aplicação dual, civil e militar, nos domínios da defesa e da segurança, bem como os projetos aos quais tenha sido atribuído um selo STEP (Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa).
Investimentos elegíveis
- Ativos fixos tangíveis;
- Ativos intangíveis;
- Custos do pessoal: investigadores, técnicos e outro pessoal de apoio, na medida em que trabalhem no projeto;
- Fornecimento de serviços externos e outras despesas de investimento, desde que relevantes para os projetos;
- Custos de instrumentos e equipamentos, na medida e durante o período em que forem utilizados em atividades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico;
- Custos de investigação contratual, conhecimentos e patentes adquiridas a fontes externas ou por elas licenciados em condições de plena concorrência, bem como os custos de consultoria e serviços equivalentes utilizados exclusivamente no projeto;
- Custos gerais e outras despesas operacionais adicionais relacionadas com o projeto;
- Despesas de consultoria de prospeção de mercados e de participação em certames internacionais.
Candidaturas
As candidaturas deverão ser apresentadas após a publicação de Avisos de Abertura de Concurso (AAC) pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal, podendo concorrer empresas de todas as dimensões e setores, desde que cumpram as regras comunitárias de auxílios de Estado e os investimentos a realizar se enquadrem nos parâmetros definidos em cada aviso.
Para qualquer esclarecimento adicional, contacte os Serviços de Economia, Estatística e Fiscalidade da Associação.