ECOVISÃO GANHA PRÉMIO “ENERGY GLOBE AWARD”

Empresa do Grupo ELEVO distinguida em Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe
A Ecovisão – Tecnologias do Meio Ambiente Lda, empresa que pertence ao Grupo Elevo, Grupo Elevo, que integra o universo de Associados da AICCOPN, ganhou dois "National Energy Globe Awards 2018” com os projetos "Roadmap dos Resíduos em Cabo Verde” e "Bioenergia em São Tomé e Príncipe”. Ambos os projetos são ainda candidatos ao "Energy Globe World Award”, cujo vencedor será conhecido mais tarde, entre mais de dois mil projetos de 182 países participantes.
Este prémio é atualmente um dos mais prestigiados na área do ambiente a nível internacional, distinguindo projetos regionais, nacionais e globais que contribuam decisivamente para a conservação de recursos energéticos ou a utilização de energias renováveis livres de emissões poluentes. O prémio "Energy Globe World” tem o apoio da UN Environment (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) e foi criado em 1999 pelo austríaco Wolfgang Neumann, especialista em assuntos de energia, que quis apresentar ao mundo alguns dos exemplos de boas práticas ambientais. Entre as personalidades que já foram convidadas para apresentar e dar a cara pelos prémios encontram-se nomes como Mikhail Gorbachev, Kofi Annan e os presidentes da União Europeia em exercício. O projeto de Cabo Verde, liderado pela Ecovisão, em consórcio com a AdPI e a TESE, consistiu no planeamento do setor dos resíduos no país, consagrado no Plano Estratégico Nacional de Prevenção e Gestão de Resíduos. Neste contexto, foi assegurado o mapeamento das práticas, tecnologias e métodos de gestão de resíduos, incluindo campanhas de caracterização em todos os municípios, num total de 104 amostragens, e a definição de uma proposta para a estruturação integral do setor nos próximos 15 anos, em linha com as melhores referências internacionais.
O projeto consagra ainda o planeamento operacional do setor dos resíduos em cinco das ilhas, concretizando assim, em detalhe, as soluções propostas para a gestão de resíduos aí existentes. Adicionalmente, o projeto incluiu um programa de treino e formação de quadros nacionais e locais na gestão dos resíduos e alterações climáticas. O projeto da Ecovisão, reconhece a Energy Globe, acabou por transformar o setor dos resíduos em Cabo Verde num sistema moderno e muito mais estruturado, em linhas com as melhores práticas internacionais.
18/06/2018