Estão abertas até às 17h00 do dia 28 de novembro de 2025 as candidaturas ao PNAM’25 – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, a 8ª edição deste prestigiado prémio que celebra a excelência da arquitetura nacional e promove o uso da madeira e seus derivados na construção.
Esta edição do PNAM’25 conta com uma nova categoria dedicada aos Estudantes do Ensino Superior. O Júri desta categoria é presidido por Manuel Reis Campos, Presidente da AICCOPN.
Podem candidatar-se ao PNAM’25 obras de caráter permanente realizadas em território nacional, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura, e que tenham sido concluídas entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024, com a autoria de arquitetos com inscrição em vigor na Ordem dos Arquitectos.
O Júri desta edição é presidido por Paulo Providência, vencedor da última edição do PNAM. O prémio distingue-se não apenas pela componente monetária de 10.000€ atribuída à obra vencedora, mas também pelo troféu exclusivo concebido pelo Arq. Álvaro Siza Vieira. Está ainda prevista a possibilidade de atribuição pelo Júri de duas menções honrosas, uma dedicada a premiar uma obra enquadrada numa lógica de sustentabilidade e economia circular e outra dedicada a premiar tipologias de materiais/produtos.
A cerimónia de entrega do prémio vencedor desta edição do PNAM’25 – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira – Grupo Vicaima será realizada em março de 2026, no Teatro Aveirense, em Aveiro.