AUMENTO DO PREÇO DOS MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

No programa da TVI "Esta Manhã" transmitido hoje, esteve em análise o aumento do custo das matérias primas no Setor da Construção.
O programa contou com a participação do Presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos e do Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, que tiveram a oportunidade de abordar as causas que estão por trás da subida de preços e as suas consequências para o Setor.
Na sua intervenção, o Presidente da AICCOPN referiu que a subida abrupta dos preços dos materiais de construção tem que ser encarada pelo Governo como um problema de âmbito nacional, uma vez que se não for resolvido não afetará apenas um Setor da economia, mas o País como um todo, pois poderá comprometer a execução dos projetos do PEES e do PRR. Salientou que os donos de obra devem reconhecer esta realidade atípica e absolutamente extraordinária e permitir que as empresas possam repercutir nos preços das obras estes aumentos inesperados que não estavam contemplados nas propostas que apresentaram em sede de concursos.
Como exemplo de "reconhecimento público" deste fenómeno, referiu a situação das obras de expansão do Metropolitano de Lisboa, para as quais o Governo já determinou a afetação de mais recursos financeiros para fazer face às alterações verificadas no mercado da construção, designadamente o aumento do preço dos materiais. Terminou, defendendo que este reconhecimento deverá ser transversal à generalidade das obras.
Assista aqui ao programa:
02/07/2021