A AICCOPN esteve representada na “CNN Summit Habitação: O arrendamento como via de futuro”, que decorreu esta terça-feira na Fundação Champalimaud, em Lisboa.
No painel sobre “A visão dos investidores institucionais em Habitação”, Vítor Cardoso, Vogal da Direção da AICCOPN, afirmou que o setor da construção tem feito um grande investimento no sentido de “fazer a sua inovação e a sua industrialização”, em áreas como a construção off-site, modular e em betão, mas também em ferramentas tecnológicas como o BIM, com o objetivo de controlar melhor os prazos e os custos, apostando em simultâneo na sustentabilidade.
Vítor Cardoso reconheceu a falta de escala em Portugal, defendendo a necessidade de maior estabilidade e mais apoios públicos, para que o recurso às novas técnicas de construção se torne verdadeiramente massivo, servindo programas de “build to rent” e outros grandes programas públicos de habitação.
Vítor Cardoso garantiu que “o setor da construção está preparado e está a preparar-se para esse desafio”, sendo necessário que o volume de projetos acompanhe essa capacidade.